Tipos de cabelo: qual é o seu?

Liso, cacheado, crespo, ondulado… Você sabe definir os seus fios, e cuidar deles? Ás vezes acabamos classificando os cabelos apenas como lisos e cacheados, mas a verdade é que, ao todo, existem 4 tipos de cabelos, divididos em subgrupos que se expressam em múltiplas curvaturas e texturas, e demandam necessidades específicas. Confira!


Tipo 1 - Cabelos Lisos
São alinhados e sem volume, e podem ter bastante movimento e brilho quando tratados adequadamente.
 

1A - São os mais finos e lisos. Tendem à oleosidade, já que ela não encontra obstáculos da raiz às pontas, e refletem muito brilho! São menos volumosos, podendo aparentar ser um pouco ralos.
1B - Lisos e com fios de espessura média. São um pouco mais densos que os 1A. São muito brilhosos e, em alguns casos, possuem raízes oleosas.
1C - Extremante lisos, com espessura de média a grossa, que os deixa um pouco mais volumosos. Tendem a ser sedosos, brilhantes e fáceis de moldar.

Como cuidar dos cabelos do tipo 1?

  • Utilize produtos desenvolvidos para cabelos oleosos;
  • Os hidratantes e condicionadores devem ser utilizados apenas nas pontas;
  • O condicionador não deve ser denso;
  • Previna as pontas duplas com o produto certo;
  • As lavagens devem ser constantes devido ao excesso de oleosidade.


Tipo 2 - Cabelos Ondulados
É formado pelos cabelos ondulados, que formam ondas em forma de S. São muitas vezes confundidos com lisos e, quando tratados dessa forma, ficam volumosos e indefinidos.

2A - São quase iguais aos cabelos lisos, possuindo raízes lisas e ondulações apenas nas pontas. Apresentam bom nível de volume, movimento e são facilmente modelados.

2B - Costumam ter espessura de fina a média, com ondas um pouco mais marcadas do que o tipo anterior, e mais próximas da raiz do cabelo. É fácil de modelar e tendem a ter frizz mais evidente.
2C - Fios de espessura média com ondas mais evidentes e definidas, quase formando cachos. As ondas já são bem próximas da raiz, na altura das orelhas, e a raiz já é mais volumosa. Geralmente apresentam muita quantidade de cabelo e frizz.
 

Como cuidar dos cabelos do tipo 2?

  • Substitua os cremes por mousses e géis;
  • Utilize finalizadores antifrizz;
  • Caso queira um cacho um pouco mais definido, invista em um ativador de cachos bem ameno.

Tipo 3 - Cabelos Cacheados
São os cabelos cacheados com diferentes níveis de curvatura, em formato de mola. Alguns ainda podem ter a raiz oleosa, mas geralmente são mais soltas e volumosas.

3A - com espessura média, formam cachos suaves que podem ser confundidos com ondas. São bastante volumosos e frizzados, por isso demandam produtos que ajudam no controle e definição da forma.
3B - mais espessos que o tipo anterior, formam cachos bem definidos. Podem ser um pouco mais ressecados e com frizz evidente, precisando de tratamentos constantes para a manutenção da forma.
3C - têm espessura que varia de fina a média, apresentam cachos estreitos e bem definidos desde a raiz, com forma de espirais. Sofrem com ressecamento, podendo lançar mão de óleos vegetais.

Como cuidar dos cabelos do tipo 3?

  • Use e abuse de produtos leave-ins e ativadores de cachos;
  • Utilize finalizadores antifrizz;
  • Utilize hidratantes para amenizar o ressecamento;
  • Cremes e óleos são essenciais para manter o brilho e a força.

Tipo 4 - Cabelos Crespos
O grupo número 4 é formado pelos cabelos que formam cachos mais estreitos ou que se organizam em formato de Z. É mais ressecado, por conta da oleosidade natural não conseguir atingir todo comprimento.
 

4A - Aqui os cachos são tão estruturados, apertados e definidos, que eles começam da raiz e não se alteram nem quando molhados. Entretanto, podem não apresentar volume e serem mais ressecados.
4B - Fios bem fininhos que se organizam em cachos, fitas ou zigue-zagues. Aqui o volume chega e marca presença, mesmo com os fios finos. Os cachinhos, apesar de bem encolhidos, são menos definidos e ressecados.
4C - Fios crespos, macios e bastante finos, não formam cachos, têm forma de fita ou zigue-zague, que começa desde a raiz. O fator encolhimento, ou seja, a diferença no comprimento dele quando seco ou molhado, ganha força. Além de ter mais volume, é o tipo de cabelo mais frágil, por causa dos fios finos e secos.

Como cuidar dos cabelos do tipo 4?

  • Hidratação é a palavra de ordem;
  • Não o lave todos os dias: é importante para que as vitaminas e o pouco de oleosidade natural sejam mantidas por mais tempo;
  • Invista em óleos naturais, como o de coco e argan, para selar todos os cuidados e manter a hidratação nos fios.


Então, conseguiu identificar o tipo dos seus fios?
É importante destacar que podemos ter mais de um tipo de cabelo, e também que ele pode sofrer alterações com o tempo. É importante identificar o tipo que sobressai, e aí definir os cuidados necessários!

X